Buscar
  • Rota Smart

Tendências tecnológicas para segurança em 2021

A transformação digital chegou com tudo. Segurança e comunicação em rede são dois segmentos bastante impactados pelas inovações e trazem muitas novidades em 2021, seja para residências ou negócios.


Vale lembrar que no contexto empresarial, estas novas tecnologias ganham ainda mais relevância. As empresas têm investido em inovação como forma de criar diferenciação, aumentar competitividade, reduzir custos, fidelizar e atrair clientes.


Tendências tecnológicas para comunicação integrada e redes híbridas


A comunicação está e se tornará cada vez mais integrada. São diversas plataformas e tecnologias, online – 4G, 5G (em breve) e redes Wi-Fi ou cabeadas – e offline, que podem ser utilizadas para ampliar o contato entre as pessoas e que podem ser acessadas de acordo com a necessidade do usuário naquele exato momento. Uma ligação, por exemplo, pode ser feita via telefonia fixa, móvel, pela internet (aplicativos em celulares ou computadores) ou VoIP. Tecnologias, aplicativos e meios de informação.


Tendências tecnológicas para segurança


Assim como a comunicação, a segurança também está integrada. As tecnologias de ponta já chegaram aos equipamentos de segurança e ajudam a proteger residências, condomínios e empresas. As inovações neste setor têm a função de otimizar processos, facilitar controles e proporcionar identificação detalhada e eficaz, permitindo, inclusive, o monitoramento em tempo real. Entre as tendências tecnológicas em segurança estão:


Câmeras Plug and Play


O conceito destes equipamentos é aliar facilidade de uso, alta qualidade de imagens e conectividade para acesso remoto. São modelos ideais para uso em ambientes internos, e monitoramento, em tempo real, do que acontece em casa – o dispositivo é um grande aliado na hora de cuidar do quarto do bebê, do pet que ficou sozinho em casa ou de pessoas que precisam de cuidados especiais. Utilizam Wi-Fi e possibilitam o acesso às imagens por meio de smartphones ou tablets.


Câmeras 4K


Uma das novidades do segmento são as câmeras 4K, que dão visão mais ampla do ambiente e maior capacidade de identificação de detalhes. Elas são capazes de oferecer imagens com 4x mais resolução que o Full HD e em tempo real para linhas IP e Multi HD. Podem ser usadas, por exemplo, em ginásios, grandes eventos, estádios, estacionamentos, entre outros.


Sensores de iluminação e de presença


Esse tipo de solução oferece mais benefícios e possibilidades do que pode parecer à primeira vista. Usados para acionar ou desligar luzes num ambiente quando há ou não movimentação de pessoas, os sensores não cumprem só a função de dar mais praticidade ao processo de iluminação de espaços.


Além de contribuírem com economia de energia, ao promover o desligamento de luzes que estiverem acesas desnecessariamente, o uso desses dispositivos pode ser um inibidor importante de atividades como a invasão de uma área, por exemplo. Ao detectar a presença de uma pessoa, as luzes são acionadas pode frustrar a ação delituosa.


Outra contribuição importante é a interferência positiva sobre as imagens capturadas pelas câmeras de vídeo. Ainda que elas tenham sistema de visão baseado na iluminação infravermelha, potencializar a luz do local com uma lâmpada que é acesa a partir da detecção de uma presença humana é um fator importante. A qualidade do conteúdo capturado pelas lentes e armazenados no dispositivo gravador cresce exponencialmente, o que ajuda a identificar melhor os participantes de determinada ação ou quem praticou uma ação não autorizada.


Controle de acesso


O controle de acesso em residências, condomínios e empresas já conta com uma série de produtos, que com grande eficiência conseguem restringir a entrada de desconhecidos ou pessoas sem permissão de acesso. Reconhecer e liberar (ou não) a entrada de pessoas em casas ou empresas está cada vez mais prático e seguro.




22 visualizações

© 2019 por Rota Smart - Segurança Inteligente

WhatsApp