Buscar
  • Rota Smart

Rota Smart realiza ações durante o Novembro Azul

A Rota Smart desenvolveu ao longo do mês várias ações relacionadas ao Novembro Azul, período dedicado ao alerta para a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, especialmente a prevenção do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Lives, cards informativos e reuniões internas foram desenvolvidas.


Nessa oportunidade, o convidado para a Live Manhã Inteligente foi o médico Tiago Wobido. Na ocasião, destacou sobre dois exames iniciais que têm grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal, ambos cobertos pelos planos de saúde.


Esses dois exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença. O médico disse ainda que, diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença.


Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.


Outro profissional da área da saúde que esteve participando da programação desenvolvida pela Rota Smart é o médico Tiago Camícia. Durante a Noite Inteligente ele destacou que o Câncer de Próstata é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.


Explicou que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.


Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.


Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. Com essas ações a Rota Smart, mais uma vez, esteve comprometida com seu objetivo de levar Informação e Prevenção para a vida das pessoas.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo