rotasistemas
Qual a importância do monitoramento por câmeras?
A tecnologia por si só não constitui uma solução única e isolada para as questões de criminalidade em uma cidade. No entanto, sua utilização é um excelente instrumento de redução e inibição de iniciativas mal-intencionadas nos diversos ambientes onde se aplica, sobretudo quando se trata de segurança patrimonial.
Com o emprego do monitoramento por câmeras, condomínios, hospitais, escolas, empresas e uma infinidade de instalações residenciais, institucionais ou comerciais podem ser amplamente protegidas. As possibilidades são bem extensas, mas sempre com um bom espectro de segurança.
O fato de permitir que praticamente qualquer área ou setor de uma organização seja permanentemente acompanhado a partir de uma central, já é um forte inibidor de ilicitudes. Além disso, o registro das imagens permite a identificação dos fatos e dos responsáveis.
Nesse sentido, não se trata apenas de segurança contra ameaças externas, mas envolve também a inibição de atitudes ilícitas diversas pelo próprio público interno de uma empresa. É importante ressaltar que não são as pessoas que estão sendo vigiadas, mas os ambientes é que estão sob proteção.
Mas é importante saber que na instalação de câmeras de segurança é necessária uma atenção especial. Dê preferência a câmeras com qualidade de resolução superiores. Quanto maior a quantidade de linhas, melhor a qualidade.
Escolha a sua câmera de segurança de acordo com o ambiente que deseja registrar. Câmeras de modelos Pan tilt, por exemplo, são melhores para ambientes externos, enquanto as de domo são conhecidas para os ambientes internos.
A câmera com infravermelho é a mais recomendada para ambientes com pouca luz, pois são capazes de iluminar uma área de 15 a 30 metros, oferecendo uma qualidade de imagem maior que outros modelos.
Quais são os benefícios do monitoramento por câmera?
- garantia de monitoramento 24 horas por dia;
- custo-benefício muito vantajoso;
- acompanhamento, em tempo real, de áreas de pouco ou nenhum fluxo;
- fator de inibição de intenções ilícitas;
- viabilização do controle de acesso à distância;
- registro ações ou acessos indevidos;
- acesso via Smartphone;
- possibilidade de prontas respostas.
