Buscar
  • Rota Smart

Ensine seus filhos a lidar com estranhos

As crianças observam estranhos todos os dias em lojas, no parque e em seus bairros. A maioria deles são pessoas normais, mas alguns podem não ser.


Não só falar com estranhos, mas é importante que os pais possam proteger seus filhos de pessoas perigosas. Ensine-os sobre comportamentos suspeitos e como tomar algumas precauções próprias.


Para cada fase de seus filhos há um tipo de instrução a ser dada e, por isso, nesse post trouxemos algumas dessas noções que devem ser passadas a eles.


Ressalte quais são os adultos que as crianças podem confiar


Além dos avós e tios, dê alguns exemplos de adultos que a criança pode pedir ajuda – pai de um amiguinho, professor, etc. Ressalte figuras de autoridade, como vigilantes e funcionários de lojas, para que seu filho possa identificar estranhos que sejam capazes de ajudar.


Crie regras do que fazer e não fazer


Defina algumas regras sobre como lidar com estranhos. Uma sugestão para os mais novos é criar um plano a se seguir, caso vocês se separem, como: “se você perder a mamãe no supermercado, vá para onde nós pagamos as coisas e diga que você está perdido, diga o seu nome e não saia de lá até que eu volte.”


Já crianças em idade escolar devem saber que, embora não haja problema em dizer olá a um estranho quando você está por perto, eles não têm que falar com estranhos – e não devem caso você não estiver por perto.


Estabeleça normas para o uso na internet


Coloque o computador de seus filhos em uma área comum, de modo que você possa monitorar o que eles estão fazendo. As crianças nessa idade não devem participar de fóruns de bate-papo ou mesmo participar de redes sociais.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo