Buscar
  • rotasistemas

Entenda os números do câncer de mama no RS

A mobilização do Outubro Rosa tem como objetivo alertar e conscientizar a todos(as) sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero. O câncer de mama é o mais incidente em mulheres do mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de novos casos estimados em 2020. Também será a causa mais frequente de morte por câncer, com 684.996 óbitos estimados para 2021, o equivalente a 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres.


O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões brasileiras, exceto na região Norte, onde o câncer de colo de útero ocupa essa posição. No Rio Grande do Sul, a taxa estimativa de casos de câncer de mama é de 18,49 casos para cada 100 mil mulheres.


Embora esses índices sejam altos, a chance de cura para o câncer de mama, se identificado no estágio inicial, é de 90%. Adicionando alguns hábitos à rotina, tais como uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares e o controle de índices de gordura corporal, é possível prevenir os riscos dessa doença.


Além disso, é preciso realizar o auto-exame e exames clínicos com regularidade e a partir dos 50 anos, fazer a mamografia anualmente ou, em caso de histórico familiar, a partir dos 35 anos.


Apoiar essa causa é nosso dever, porque a saúde é um direito de todas as mulheres.


5 visualizações0 comentário